NavCargo

A logística e a sustentabilidade: entenda a IMO 2020

Uma união a favor do meio ambiente!

No dia 16 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio, data criada pela ONU em comemoração ao Protocolo de Montreal, de 16 de setembro de 1987. O Protocolo de Montreal é um compromisso mundial, do qual o Brasil participa desde 1990, para acabar com o uso das substâncias que destroem a camada de ozônio.

O ozônio (O3) é um dos gases que compõem a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram  entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos, provocando danos à visão, envelhecimento precoce e desenvolvimento de câncer de pele (Fonte: MMA-Ministério do Meio Ambiente).

Mas quando falamos da logística, você já parou para pensar qual é o papel dela a favor da sustentabilidade e futuro do planeta? Pois saiba que a logística exerce um papel importante nesse assunto, principalmente agora com a IMO 2020.

Acompanhe o artigo até o final e saiba mais sobre a IMO e o papel da logística quando o assunto é sustentabilidade!

O que é a IMO?

A Organização Marítima Internacional, também conhecida como IMO, é a agência da ONU responsável pela regulamentação do transporte marítimo internacional (construção de navios, equipamentos, tripulação, suas operações e o seu descarte), responsável por 80% do transporte no comércio global, tratando de temas como: segurança, sustentabilidade, proteção, entre outros, com foco em garantir que esse setor vital permaneça seguro, ambientalmente correto e com eficiência energética.

A IMO busca criar regras internacionais, que sejam seguidas rigorosamente em todo o mundo, para trazer equidade aos operadores e para evitar que, por questões financeiras, os armadores escolham opções que comprometam a segurança e o meio ambiente. 

Entre suas obrigações, a IMO está a prevenção de poluição dos oceanos causada por navios, portanto, seu papel é oferecer contribuições às Nações Unidas para que, alinhadas, cumpram os objetivos de desenvolvimento sustentável.

IMO 2020

Considerando que cerca de 80% do transporte comercial mundial de cargas é realizado pelos oceanos, a importância da IMO para o funcionamento sustentável deste mercado é clara.

E para reforçar o compromisso com o meio ambiente, em janeiro do último ano entrou em vigor a IMO 2020, que determina que a emissão de dióxido de enxofre feita por navios seja reduzida de 3,5% para 0,5%. 

Essa nova regra da IMO veio com o objetivo de diminuir as emissões nocivas de enxofre emitidas, uma modificação que visa o futuro do planeta e a luta contra o aquecimento global.

A redução não é uma opção, mas sim uma obrigação para todos os navios que operam fora dos mares do norte e báltico, onde o limite já é de 0,10%.

Segundo a IMO, a obrigação deve diminuir a emissão de enxofre em até 77%, cerca de uma redução anual de 8,5 milhões de toneladas.

Com a IMO 2020 em vigor, é estimado que mais de 90% da frota mundial de navios dependa de combustíveis compatíveis com a nova regulamentação, portanto, a organização sugere o uso de gás como combustível, como o óleo com teor reduzido de enxofre e até o metano. Entre as alternativas, podemos citar:

  • Catalisadores

Catalisadores são sistemas que purificam gases de escape e tem como função limpar os produtos emitidos na combustão, antes que sejam liberados. Em sumo, o catalisador filtra os poluentes nas embarcações.

  • Metanol

Sendo um biocombustível, o metanol conta com níveis baixos de enxofre, porém como tem um valor elevado, é indicado para operações marítimas menores. 

  • Gás GNV

O gás GNV já é usado em carros e conta com emissões insignificantes de enxofre ao entrar em combustão.

Dúvidas sobre a IMO 2020? Fale com nossos especialistas!

Com 15 anos de expertise quando o assunto é comex, contamos com um time de especialistas em assessoria em importação e exportação, sempre atualizados para tirar todas as suas dúvidas e buscar as melhores soluções para o seu negócio ultrapassar fronteiras. Fale conosco!