NavCargo

Como funciona o uso de madeira no Comex?

A madeira é um dos materiais mais utilizados para a fabricação de embalagens e suportes de cargas a serem importadas ou exportadas e, por conta disso, esse material necessita cumprir uma série de requisitos para serem utilizadas, levando, inclusive, ao retorno e paralisação da carga quando não cumpridas corretamente.

O que é a fumigação?

Ao utilizar de peças de madeira para realizar um processo de Comex é necessário uma certificação fitossanitária, que tem por objetivo evitar a propagação de pragas no território destino da carga em questão. 

Tipos de tratamento

Atualmente existem 4 tipos de tratamentos possíveis para a fumigação da madeira sendo eles:

  1. Tratamento Fitossanitário e Quarentenário

O fitossanitário e quarentenários é uma exigência dos países para autorizar a entrada de alguns produtos vegetais, com objetivo de proteger a agricultura do país contra a entrada de pragas.

  1. Tratamento Térmico convencional (HT – High Temperature)

As embalagens, suportes ou peças de madeira que são utilizadas como material de embalagens e suportes no Comex devem ser submetidos ao procedimento térmico que alcança uma temperatura mínima de 56ºC durante 30 minutos.

  1. Tratamento térmico via aquecimento dielétrico com uso de micro-ondas

Aqui as embalagens, suportes ou peças de madeira que são utilizadas no Comex passam pelo procedimento que atinge a temperatura de 60ºC durante um minuto contínuo.

  1. Fumigação com brometo de metila

No caso desse tratamento, a fumigação é realizada com o brometo de metila, no estado gasoso, diretamente nos contêineres na área portuária e/ou em câmaras herméticas.

A Navcargo ajuda você nesse processo

A Navcargo garante a você o suporte e atendimento para verificar todos os detalhes para evitar problemas por não cumprimento das regras de importação e exportação feitas com madeira.

Acompanhamos as legislações e diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), assim como as informações e requisitos fitossanitários dos países importadores IPPC Contact Points e todas as outras instituições, regras e leis que fazem parte do Comex para certificar a legibilidade da carga, garantindo que o cliente não precise se preocupar com erros, falta de informações, multas, devoluções de cargas e nem atrasos. 
Trabalhe com uma empresa que entende do assunto para garantir que nenhum desses problemas ocorram a sua carga. A Navcargo garante a supervisão, verificação e acompanhamento do começo ao fim para que você não tenha custos extras e possa contar com a entrega em dia da sua carga. Marque uma reunião conosco e deixe o seu processo de comex com a gente: https://navcargo.com.br/fale-conosco/


Comentários