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DEMURRAGE E DETENTION

Demurrage e detention são cobranças que ocorrem quando há demora no tempo de armazenamento e uso de contêineres. 

Demurrage é cobrado quando o contêiner passa tempo demais no porto, enquanto o detention ocorre quando ele demora muito para ser utilizado. 

A aplicação dessas cobranças está prevista nos contratos com os portos e com os armadores, onde o cálculo é descrito e acordado entre as partes. 

Demurrage

Quando o contêiner permanece no terminal por um período maior do que aquele contratado junto ao armador, cobra-se um valor sobre a estadia do destinatário. 

O prazo é calculado da data de chegada ao porto de destino até a retirada do contêiner. Quando o período contratado foi ultrapassado, cobra-se extra por cada dia em que o contêiner ocupa espaço no porto. 

Essa é um a cláusula muito importante do acordo firmado entre contratante e armador. 

Detention

Da mesma forma que há um prazo para o contêiner ser retirado do terminal e direcionado ao destinatário, existe também, um período para o seu retorno ao porto.

Caso o contêiner não tenha retornado no período acordado, há uma cobrança e esta é chamada de detention. 

É de responsabilidade do destinatário a retirada do contêiner carregado com as suas mercadorias e do retorno deste mesmo contêiner vazio. 

O detention ocorre quando o contêiner demora mais tempo que o previsto para retornar ao seu terminal, ficando fora do prazo acordado.

Essa cobrança é semelhante à demurrage, ou seja, só sofre a penalidade o tempo utilizado fora do período acordado.

Demurrage e Detention, como se aplicam:

Vamos usar um exemplo: Um contêiner chega no terminal e tem 5 dias para fazer suas operações dentro do porto. Caso ele fique no local durante 7 dias, aplica-se o demurrage por 2 dias. 

Mesmo passando do prazo acordado, suas operações continuam normalmente, mas a cobrança será aplicada sobre os dias a mais. 

Mas para que isso aconteça sem problemas, é preciso estar especificado no contrato pontos como o valor da sobre estadia, o tempo permitido, a condição de contagem, o período a ser considerado e as condições para a entrega da notícia de prontidão.

Sendo assim, usando o exemplo acima, se o tempo de 5 dias permitido para o embarque termina às 12h do dia, é a partir deste período que a sobre estadia passa a ser contada, até que as operações finalizem. 

Enquanto o demurrage é cobrado pelo porto e diz respeito ao armazenamento do contêiner no terminal, o detention é cobrado pelo armador e se refere ao uso do contêiner em si. 

Desta forma, a aplicação do detention segue um exemplo parecido ao demurrage: se o contêiner tiver 5 dias de uso previstos e for devolvido após 7, serão considerados 2 dias extras. 

Como combinar Demurrage e Detention?

As penalidades de demurrage e detention também podem ser combinadas, ou seja, o período previsto começar a contar a partir do momento em que o contêiner chega cheio ao porto e finaliza quando sua devolução vazia é feita no mesmo local, tudo considerando um único prazo. 

Esse é um tipo de modelo usado quando o exportador não consegue providenciar todos os mínimos detalhes da operação em tempo hábil, por exemplo a documentação. 

Se for incluído 7 dias no acordo em contrato, este será o período total para que seja feita a operação. Então haverá este período de 7 dias, para o terminal, a armazenagem, e para retorno vazio do contêiner. 

Ou seja, não importa quantos dias serão dedicados para cada operação, desde que não ultrapassem os 7 dias acordados em contrato. 

Dicas para evitar esse tipo de cobrança

Transfira a sua mercadoria para um porto seco

Uma das formas mais eficazes para evitar a demurrage é retirar a mercadoria do contêiner o mais rápido possível. Caso haja atraso na liberação do produto é possível solicitar ao despachante aduaneiro que utilize um porto seco para armazenamento dessa mercadoria, o que diminui os custos pois se torna uma alternativa mais barata.

Contrate um serviço de desova de mercadorias

É possível contratar uma empresa especializada para realizar a desova dos produtos e fazer a devolução do contêiner antes do prazo exceder.

Vimos que as operações têm um prazo acordado para acontecer e que caso não sejam respeitados ocasionam custos, tornando a operação mais onerosa. Para isso deve haver um planejamento que garanta toda a situação de forma mais eficaz e que evite custos futuros.

Trabalhando com a Navcargo você consegue aumentar o seu free time, em até o dobro dos dias, evitando custos com demurrage e detantion.

Para você ter uma ideia, um container fora do seu tempo de free time custa em média 100 a 150 dólares a diária.

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