NavCargo

Dicas para otimizar custos de Comércio Exterior

Otimizar custos de Comércio Exterior é fundamental para qualquer negócio. Sabemos que são vários os gastos e despesas comuns em atividades de importação e exportação.

Além dos custos de produção, há gastos com embalagens, certificações especiais para envio de determinados produtos, seguros, impostos, transporte e despesas portuárias. Nesse caso, otimizar os custos torna-se não apenas uma possibilidade, mas sim, uma necessidade.

Sendo assim, para garantir uma margem de lucro satisfatória nesse ramo de atividade comercial, é muito imprescindível saber como reduzir os custos.

É exatamente sobre isso que iremos falar hoje. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo.

Como otimizar custos de Comércio Exterior:

1 – Realize um planejamento estratégico:

Realizar um planejamento estratégico com estudo e antecedência, faz com que a empresa economize, não só dinheiro, mas tempo. É notório principalmente na questão de custos com transporte.

Um planejamento estratégico também diminui consideravelmente os erros, o que acaba por reduzir o retrabalho e o desperdício de recursos financeiros. Então, é importante que de tempo em tempo seja feita uma revisão na logística de envio e recebimento de produtos, para identificar melhores rotas e os meios menos onerosos.

2 – Conheça o mercado:

É de extrema importância conhecer o mercado internacional e os acordos de comércio exterior entre o Brasil e o país em questão, pois isso pode afetar significativamente os custos do processo.

Faça buscas por países que tenham uma demanda mais vantajosa para sua necessidade.

3 – Disponha do Drawback para reduzir custos com tributação:

Drawback é um regime aduaneiro especial, criado em 1996, que permite o reajuste dos impostos de exportação.

Este regime aduaneiro especial é capaz de otimizar custos de comércio exterior, reduzindo em até 71,6% na compra de insumos, por exemplo.

Desta forma, se a sua empresa trabalha com importação de insumos para produzir os bens comercializados no Brasil, utilizar o drawback é uma das mais vantajosas estratégias pois assim, você diminui significativamente o custo dos seus processos.

O regime de Drawback é dividido em duas categorias:

  • Isenção — consiste na regulamentação do regime aduaneiro com a finalidade de facilitar a reposição de mercadorias utilizadas na industrialização de produtos;
  • Suspensão — é o regime aduaneiro especial para apoiar atividades de exportação baseado na suspensão de impostos, como o próprio termo sugere.

4 – Recorra a embalagens mais adequadas aos seus produtos:

A escolha inadequada de uma embalagem pode resultar num aumento considerável dos custos de transporte. Portanto, já que a principal finalidade da embalagem é garantir a integridade e a segurança dos produtos, no envio ou no recebimento, ecolha embalagens mais adequadas.

Pesquise sobre Paletes, contentores, embalagens de transporte, pré-lingadas e de prateleira e tantos outros modelos que sejam a melhor alternativa de acordo com as suas necessidades.

5 – Invista em Soluções Tecnológicas:

Contar com tecnologia atualizada em seus processos de comércio exterior traz os benefícios de redução de gastos, melhora a produtividade e de tornar mais a empresa competitiva. Soluções tecnológicas também simplificam as atividades e diminuem os gastos logísticos de exportação e importação, principalmente com transporte.

Hoje em dia, existem no mercado diversos softwares integrados e desenvolvidos especialmente para empresas que trabalham com comércio exterior. Desta forma, é importante pesquisar sobre a viabilidade de cada um destes softwares e considerar este investimento em um sistema.

Vimos que otimizar custos no comércio exterior é uma tarefa que requer dedicação, conhecimento sobre o mercado internacional e análise das melhores maneiras de enviar ou receber as mercadorias.

Seguindo nossas dicas e desenvolvendo um bom planejamento estratégico, você não terá dificuldade em garantir um processo com menores custos.

A Navcargo cuida de todo o processo logístico de Operações de Comércio Exterior para você

Fundada há 15 anos, a Navcargo se tornou um excelente agente de carga.

Conta com uma equipe de profissionais qualificados com larga experiência que busca oferecer a todo momento uma solução ideal para a sua operação de comércio exterior, por isso viabiliza diversos processos logísticos e burocráticos.

NavCargo é habilitada na prestação de serviços com foco em melhoria contínua nas atividades de Comércio Exterior.

Buscamos a constante satisfação dos nossos clientes. Sempre.

Estamos preparados para coordenar todas as etapas do transporte internacional de cargas da sua empresa com absoluta confiança, tanto aéreo, marítimo e rodoviário.

Entre em contato conosco e fale com um especialista. Solicite uma cotação sem compromisso.