NavCargo

Embalagem na Exportação: Qual a importância?

Veja qual o papel da embalagem na Exportação

A embalagem na exportação é um elemento fundamental e por isso merece uma atenção especial. É de extrema importância que se cumpra corretamente todas as exigências do mercado internacional no que se refere à legislação vigente.

Além disso, também é necessário o planejamento de diferentes tipos de embalagens, sobretudo no que diz respeito ao material apresentado ao consumidor final e a responsabilização pelo transporte do mesmo.

Assim como os diversos setores da cadeia produtiva, também deve ser observado se as embalagens obedecem aos requisitos legais e técnicos previstos nas normas que regulamentam esse processo.

E quando se fala em embalagens na exportação, devemos ter um rigor maior ao proteger o produto, bem como suas condições logísticas, venda e consumo, além de especificidades ambientais e de saúde.

Por essa razão, a Navcargo produz este breve conteúdo para elucidar alguns temas importantes a serem considerados e esclarecer possíveis dúvidas que você tenha a respeito da importância de uma embalagem correta. Também para melhorar as atividades da empresa no controle de qualidade do produto e de seu transporte.

A NavCargo Logistics tem como principal objetivo cuidar de toda a logística de comércio exterior dos clientes com agilidade, qualidade e atendimento
personalizado. Através disso, buscamos agregar valor às operações dos nossos usuários, seja ela de importação e/ou exportação. Confira nossas dicas!

Qual a função da embalagem na exportação?

Apesar da proteção dos produtos ser a função principal de uma embalagem na exportação, ela também exerce outros papéis, como a facilidade em acomodar os produtos adequadamente, comunicar de forma direta e clara informações a respeito dos itens, além de gerar apelo para o consumidor.

A criação de uma embalagem contém muitos fatores que, a princípio, podem parecer detalhes, mas são relevantes.

Dentre eles, por exemplo: leve em consideração a beleza, originalidade, design, praticidade, segurança, funcionalidade, entre outros.

Além disso, a fim de facilitar a comunicação e o entendimento sobre os produtos, o ideal é que as informações impressas estar na língua do país cujo é o destinatário do produto exportado.


Os produtos que se caracterizam por ser perecíveis (ou exigirem algum cuidado especial) devem receber a embalagem primária, que pode ser neutra, sem impressão.

Esse tipo de embalagem permanece em contato direto com o item para proteger a sua integridade desde o trajeto e armazenamento até chegar ao consumidor.


A unitização consiste em acondicionar volumes uniformes em unidades de carga, visando reduzir os custos de viagem e o tempo de permanência dos veículos transportadores nos portos de embarque e desembarque com dimensões padronizadas.

Esse processo facilita o armazenamento e a movimentação da carga de maneira mecanizada, como um acessório de apoio para o transporte. As formas mais usadas e conhecidas de unitização são as pré-linhagem (na qual a carga é amarrada com alças), paletização (base de madeira com suporte para amarrar) e conteinerização (uso de contêineres).


A rotulagem e marcação dos produtos e dos volumes destinados à exportação deve ser feita com base na declaração da origem brasileira e o nome do industrial ou exportador. É de suma importância que as embalagens estejam de acordo com as normas técnicas da ABNT, pois o objetivo desse conjunto de regras é fornecer orientações e informar sobre as especificações necessárias para garantir o padrão de qualidade.

Um pouco mais sobre importância de uma embalagem para o comércio exterior

Como dito anteriormente, o principal objetivo da atenção e investimento na
embalagem é garantir a integridade física dos produtos, de forma que eles cheguem até os clientes em perfeito estado. Em apenas uma operação, vários tipos, formatos e tamanhos podem ser utilizados, de acordo com a necessidade. Além disso, outros motivos que tornam esses acessórios tão importantes são:

● Facilidade no armazenamento
● Facilidade na movimentação e manuseio
● Possibilidade de adequação ao transporte
● Adequação ao produto

● Impacto ambiental
● Custo-benefício
● Certificação
● Segurança

A Navcargo se compromete em suprir as expectativas e necessidades reais dos clientes através do cumprimento das leis e regulamentações aplicáveis em nossa atividade.

Por essa razão, estamos em constante melhoria de nosso Sistema de Gestão da Qualidade e processos internos, visando o pleno desenvolvimento de nossos serviços com colaboradores e o estreitamento das relações com nossos fornecedores.

A Navcargo cuida de todo o processo logístico das exportações para você

Fundada há 15 anos, a Navcargo se tornou um excelente agente de carga. Conta com uma equipe de profissionais qualificados com larga experiência que busca oferecer a todo momento uma solução ideal para a sua operação de comércio exterior, por isso viabiliza diversos processos logísticos e burocráticos.

A NavCargo Logistics é habilitada na prestação de serviços com foco em melhoria contínua nas atividades de exportação, buscamos a constante satisfação dos nossos clientes.

Por isso promovemos um ambiente favorável ao desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores, gerando orgulho na construção de parcerias baseadas na cooperação.

Estamos preparados para coordenar todas as etapas do transporte internacional de cargas da sua empresa com absoluta confiança, tanto aéreo, marítimo e rodoviário.

Definimos o melhor modal a ser aplicado à sua operação, respeitando os termos negociados entre Importador/Exportador, com o melhor custo-benefício. Visite nosso blog para conhecer mais sobre nossa empresa!