NavCargo

Movimentação portuária e as expectativas para 2021

Setor espera crescimento de 4% para este ano, e que 1,2 bilhão de toneladas sejam movimentadas 

Em junho, comemoramos o Dia Mundial dos Oceanos, os responsáveis por sustentarem boa parte das atividades econômicas de todo o mundo. Por isso, hoje trouxemos um panorama sobre a movimentação portuária brasileira, os principais números e as expectativas do setor para 2021. 

Aproveite esse artigo para refletir e entender um pouco mais sobre a importância dos oceanos para a economia global. Acompanhe! 

Movimentação portuária cresceu mesmo durante a pandemia

O setor portuário nacional, que compreende os portos organizados e os terminais autorizados e arrendados, movimentaram em 2020 cerca de 1,151 bilhão de toneladas, um crescimento de 4,2% em relação a 2019, segundo os dados da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). 

Ainda conforme os números da ANTAQ, os TUPs (terminais de uso privado) movimentaram 760 milhões de toneladas. Já os portos organizados ficaram com 391 milhões de toneladas. 

De acordo com os dados, de 2010 a 2020, os TUPs cresceram sua movimentação em 40%. No mesmo período, os portos organizados melhoraram sua movimentação em 31,7%. 

E como podemos explicar esse crescimento da movimentação portuária mesmo em ano de pandemia? 

Segundo o gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ, Fernando Serra, as commodities formam as mercadorias que mais afetaram a movimentação portuária brasileira em 2020.

Sendo o minério de ferro, soja e milho, bem como os insumos para o plantio das safras, as cargas que mais impactaram no resultado do crescimento na movimentação portuária brasileira. 

Segundo Serra, elas não sofreram com a Covid-19, pois os contratos de exportação são feitos no longo prazo, fazendo com que os embarques dessas mercadorias sejam contínuos, mesmo com a situação da pandemia. 

Ainda segundo o gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ, os granéis líquidos – petróleo e derivados – foram os que mais cresceram na movimentação total brasileira. Com 14,8% de crescimento, puxaram o valor de 4,2%, observado no crescimento geral da movimentação de cargas no Brasil. 

Houve também aumento nas exportações de petróleo e na cabotagem do pré-sal. Todos esses movimentos não foram afetados pelos problemas causados pela Covid-19.

Expectativas de movimentação dos portos brasileiros em 2021

O setor portuário nacional deve movimentar 1,2 bilhão de toneladas em 2021, um crescimento de 4% em relação ao ano passado, segundo a projeção da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ.

Ainda segundo a ANTAQ, esse número pode ser ainda maior caso a movimentação de minério de ferro se recupere das recentes quedas de 3% em 2020 e de 10% em 2019. 

Confira os números levantados pela ANTAQ de janeiro de 2021, que comprovam as projeções positivas para a movimentação portuária do país:

  • A movimentação de carga em janeiro deste ano foi de 87,6 milhões de toneladas, um crescimento de 14% em comparação com o mesmo período de 2020;
  • O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), que é a instalação que mais movimenta carga no país, movimentou 15,6 milhões de toneladas em janeiro, um crescimento de 7,7% em relação ao mesmo mês de 2020;
  • O porto Santos (SP), principal porto público do Brasil, movimentou em janeiro deste ano 7,2 milhões de toneladas, aumento de 12% frente a janeiro do ano passado.
  • Os números alcançados e projeções até o momento para o setor portuário nacional são favoráveis para a economia do país. 
  • Quando falamos em movimentação portuária, isso significa geração de renda e empregos, fatores tão importantes para a sociedade e economia, especialmente em um cenário de crise econômica ao qual o mundo todo está vivendo atualmente. 

As expectativas para 2021 são otimistas, e nós da Navcargo podemos te ajudar a coordenar todas as etapas do transporte marítimo internacional de cargas da sua empresa, com absoluta confiança, contribuindo ainda mais para esse cenário positivo. 

Entre em contato conosco e fale com um especialista. Solicite uma cotação sem compromisso!