NavCargo

Não conte com a sorte no Pós Ano Novo Chinês

Apesar do feriado chinês já ter passado e as comemorações na China já terem sido finalizadas, as operações nos portos da China seguem impactadas nessa fase de pós-feriado. 

O ano novo chinês terminou oficialmente no dia 6 de fevereiro, mas por conta do período de paralisação é de se esperar que as operações não voltem a acontecer 100% como antes, não imediatamente, pelo menos. 

Quais as principais dificuldades no momento?

Os atrasos e sobrecarga, o tempo reduzido de trabalho e a falta de contêineres agravada pelo aumento de volume de cargas ainda são dúvidas que preocupam os profissionais do comex que tem envolvimento com comércio exterior da China. No cenário atual das primeiras semanas pós ano novo chinês é possível notar uma preferência maior dos armadores por cargas leves, além de uma análise mais criteriosa quanto a cargas perigosas.

O comércio exterior brasileiro apresentou o melhor resultado do mês na série histórica iniciada em 1997, segundo o Governo do Brasil, com um aumento de 25,3% no começo de 2022, segundo a sua, já considerada, tradição de recordes, esse aumento corresponde a US $19,67 bilhões em processos de exportação. 

As importações, por sua vez,  chegaram a US $19,85 bilhões, correspondendo a uma alta de 24,6%, sendo o terceiro maior valor para o mês de Janeiro e o maior desde 2014. A somatória dos números de exportações e importações também obtiveram o recorde de aumento, chegando a 25% ou US $39,52 bilhões.

Isso mostra que o Comex está em alta e, consequentemente, a importância de se trabalhar com uma empresa que entende do negócio. Por isso, não conte com a sorte nesse cenário pós Ano Novo Chinês, mas sim com a Navcargo para garantir a segurança e agilidade do seu negócio. Marque uma reunião com a nossa equipe: https://navcargo.com.br/fale-conosco/