NavCargo

Novo processo da DUIMP traz mais facilidade para o processo de importação

O Programa Portal Único de Comércio Exterior decidiu realizar atualizações no processo da DUIMP para que, dessa forma, seja possível realizar o processo de importação de forma mais rápida e eficaz. Por meio da atualização da DUIMP é possível garantir mais agilidade nas documentações, no despacho e na liberação da carga importada, já que ela vai funcionar como uma única licença para mais de um tipo de operação de importação.

O que é a DUIMP?

A DUIMP, ou Declaração Única de Importação, é um documento que reúne todas as informações necessárias sobre uma carga importada, ou seja, informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária e fiscal.

Qual o novo processo da DUIMP?

De acordo com o Portal Siscomex, a atualização da DUIMP veio da ideia de otimizar o processo de importação de cargas para o Brasil. Essa atualização pode substituir, de forma gradual, até 40% dos processos e documentações atuais de importação. 

Apesar da atualização estar ocorrendo aos poucos já existem detalhes e informações que são necessários a atenção, como:

  1. A DUIMP está prevista para se tornar obrigatória
  2. Substituirá a DI e a DSI
  3. Erros no preenchimento da DUIMP podem ocasionar em multas, atrasos e retrabalho no despacho da carga

Quais as principais mudanças desse novo processo?

Esse novo processo traz mais agilidade na importação, já que conta com a  redução da quantidade de documentos necessários para realizar a importação de uma carga. Com a diminuição da burocracia, será possível trazer melhores resultados para quem trabalha com o Comex. Entre as novas vantagens e mudanças estão inclusos:

Impostos e custos

As empresas com certificação OEA de nível 2 poderão recolher seus tributos uma única vez ao mês, já as demais companhias, poderão realizar o mesmo processo entre o desembaraço aduaneiro e o registro da certificação. 

Também ocorrerá a diminuição do tempo de permanência das cargas e produtos na zona primária, reduzindo os custos de importações.

Catálogo de produtos

O novo módulo do Portal Siscomex irá integrar o módulo de Catálogo de Produtos aos processos de importação, passando a ser um documento necessário para a importação. Essa mudança visa otimizar o preenchimento dos documentos e facilitar todo o processo de importação. No blog da Navcargo é possível conferir mais detalhes sobre essa funcionalidade.

Tempo de importação

Estima-se que a média do tempo de uma importação seja reduzido de 17 para 10 dias.

Centralização de processos

Com a nova DUIMP, diversas solicitações e processos passam a ser realizados em um único documento, eliminando a necessidade de preenchimento e entrega de diversos documentos diferentes.

Otimização de tempo

Essa centralização reduz o tempo do processo documental da importação, agilizando despachos e entrega de cargas.

Como realizar o novo processo da DUIMP?

A DUIMP ainda ocasiona dúvidas às empresas que têm seu trabalho envolvido com o Comex, por isso a Navcargo disponibiliza toda uma equipe e suporte ao cliente para que você possa ficar integrado a todas as atualizações, além de garantir a segurança da sua carga e do seu negócio. 

Tire suas dúvidas conosco e fique mais tranquilo trabalhando com quem entende do negócio. Agende uma reunião com o nosso time: https://navcargo.com.br/fale-conosco/