Agência Benetton

Por que a busca pelo container NOR aumentou?

Entenda a crise no comex que aumentou a busca por containers refeers fora de operações

O mercado de comércio exterior vem passando por um momento de escassez de containers desde 2019 e, com a pandemia, o problema foi prolongado.

Com isso, houve um aumento no valor dos fretes internacionais, como, por exemplo, entre a China e Brasil, que costumava ser por volta de US$ 2 mil e agora, com essa crise, dependendo da empresa de navegação o valor pode chegar em até US$ 10 mil.

A maior parte das exportações brasileiras para a China são compostas por mercadorias que precisam de containers refrigerados, os refeers. Como consequência desse aumento nos fretes, containers refrigerados estão em falta no mercado, gerando uma grande busca pelo container NOR.

Acompanhe nosso artigo até o final e entenda melhor sobre este problema no comex!

A busca pelo container NOR

A escassez de containers afetou a exportação de diversas mercadorias, mas principalmente de alimentos, como frutas e carnes. Este é um problema que já aconteceu em outros anos, mas sempre foi resolvido em um período curto, porém, por conta da pandemia, dessa vez atitudes drásticas tiveram que ser tomadas, como o uso dos containers NOR (Non Operating Refeer), uma opção encontrada pelos armadores para oferecer soluções viáveis e com valor acessível aos seus clientes.

Os containers NOR são refeers fora de operação, com seus motores desligados e que se assemelham aos DRY/HC. Com essa opção disponível no mercado, os armadores conseguem reduzir seus fretes e oferecer mais operações aos clientes, pois para um armador vale muito mais receber menos, do que retornar ao país de origem com containers vazios.

No transporte NOR de mercadorias, é de responsabilidade do importador devolver o container limpo ao armador, que só deve liberar o embarque de outra carga no mesmo equipamento, quando o mesmo estiver em condições apropriadas de limpeza e higienização para o próximo transporte.

Não existem restrições quanto ao uso do container NOR em operações de transporte internacional, mas é importante redobrar os cuidados com o embarque de mercadorias neste tipo de container, pois o seguro nem sempre cobre danos a terceiros.

Situações como essas ressaltam a importância da programação antecipada de embarques, para garantir que o container ideal para a sua carga esteja disponível e, caso não esteja, ter tempo hábil para buscar soluções.

Se você tem negócios no comércio exterior e tem alguma dúvida, procure uma empresa especialista no assunto!

Navcargo: especialistas em fazer seu negócio ultrapassar fronteiras

Com mais de 15 anos de mercado, a Navcargo é uma empresa especializada em comércio exterior, com um time de especialistas focados em oferecer as melhores soluções aos nossos clientes.

Converse com quem entende de logística internacional, fale com nossos especialistas e vamos, juntos, fazer seu negócio ultrapassar fronteiras!


Comentários