NavCargo

PORTO SECO E A REDUÇÃO DE CUSTOS NA OPERAÇÃO LOGÍSTICA

Entenda o que é um Porto Seco:

Porto seco, ou Estação Aduaneira do Interior (EADI), é uma área alfandegada de uso público, situada fora dos portos principais e próxima de regiões com grande volume de produtos a serem comercializados, o que chamamos de zona secundária, para importação e exportação de mercadorias.

No porto seco, são realizadas operações de movimentação, desembaraço, entrepostagem, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias. Sendo assim, se tornam uma opção logística para diminuir o fluxo de produtos nos portos e aeroportos.

Além disso, tornam mais rápidas as etapas do processo de envio e recebimento de mercadorias, fazendo com que os custos sejam reduzidos. Também, por estarem estrategicamente próximos a importantes regiões produtoras e consumidoras, permitem diminuir as despesas com deslocamento.

Portos Secos, Como funcionam:

Em se tratando de mercadorias importadas, os portos secos recebem as cargas ainda consolidadas e, após nacionalização, podem despachá-las para uso imediato ou trabalhar como entreposto aduaneiro. Há também a possibilidade de o porto seco armazenar a mercadoria importada, conforme solicitação do importador, respeitando o tempo máximo que é de três anos.

Já as mercadorias exportadas, os portos secos recebem e preparam para serem enviadas ao exterior. Um exemplo é a etiquetagem e marcação de produtos para atender às exigências do comprador. Também com a mercadoria exportada, pode-se utilizar o porto seco para depósito de cargas e os custos deste uso são desembolsados pelo importador no exterior.

Regimes de Operação

Os portos secos também atuam com os seguintes regimes de operação:

  1. Comum;
  2. Suspensivo;
  3. Entreposto Aduaneiro;
  4. Admissão temporária;
  5. Exportação temporária;
  6. Depósito Alfandegado;
  7. Processos Administrativos.

Principais Serviços do Porto Seco para Importação e Exportação.

  • Para importação:
  • Pesagem e contagem de mercadorias;
  • Pesagem de veículos, contêineres e volumes;
  • Admissão de mercadorias e bagagens desacompanhadas, sob regime de trânsito aduaneiro, procedentes de portos, aeroportos ou fronteiras;
  • Atendimento completo à importação através dos regimes aduaneiros especiais;
  • Movimentação e armazenagem de mercadoria desunitizada ou na mesma unidade de carga em que for transportada;
  • Devolução de mercadorias importadas após o desembaraço aduaneiro.
  • Para exportação:
  • Admissão de mercadorias para serem exportadas, com nota fiscal;
  • Admissão de contêineres vazios para cargas;
  • Pesagem de veículos, contêineres e volumes;
  • Movimentação e armazenagem de mercadoria para unitização de cargas;
  • Expedição de mercadorias importadas, após desembaraço aduaneiro.

Vantagens do Porto Seco na sua Operação Logística

O uso de um porto seco possibilita inúmeras vantagens para as operações logísticas, tanto na importação como na exportação de mercadorias. Isso ocorre, porque o porto seco oferece uma integração mais eficiente com outros meios de transporte.

Quem exporta, tem a possibilidade de reduzir custos, a começar pela armazenagem da mercadoria, considerada como produto exportado dentro do regime de Depósito Alfandegado Certificado (DAC), que é paga pelo importador. Também há redução de custos devido a agilidade do embarque e desembarque de mercadorias, que podem utilizar toda a infraestrutura do porto seco.

Já para os importadores, as vantagens vão desde maior tempo de armazenagem com custos mais baixos, até a agilidade no escoamento das mercadorias e redução dos gastos com deslocamento.

Algumas outras vantagens do porto seco são:

  1. Gerenciar a logística aduaneira – receber mercadoria, etiquetagem, separação e armazenagem;
  2. Agilidade do desembaraço aduaneiro;
  3. Menor volume de carga;
  4. Redução dos custos com armazenagem;
  5. Custos mais baixos na operação.

O porto seco então, é uma oportunidade de economizar tempo e dinheiro.

Agora que você já sabe que as vantagens são expressivas, entre em contato com a Navcargo e fale com um de nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas: api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=55112087-6250