NavCargo

Conheça os principais documentos para importação e evite erros na operação da sua empresa

Nas diversas etapas do comércio exterior são exigidos documentos específicos que requerem atenção

Cada vez mais pequenas e médias empresas têm percebido como o comércio exterior é um caminho vantajoso para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio. Assim, muitas delas precisam começar a importar determinados insumos e mercadorias que são importantes para o desenvolvimento do negócio. 

Porém, as operações de importação possuem diversos processos burocráticos, que exigem da empresa importadora uma variedade de documentos importantes. E é assim, diante desse cenário burocrático que muitas delas acabam tendo receio de investir no comércio exterior, e tantas outras desistem antes mesmo de tentar.

Por isso, trouxemos neste artigo algumas explicações sobre os principais documentos necessários na hora de realizar uma importação, além de explicações sobre as características de cada um, e dicas de como evitar erros na hora de importar. 

Boa leitura!

Quais são os principais documentos de importação? 

Se sua empresa precisa importar, mas tem dúvidas sobre quais são os documentos necessários para fazer a importação, você está no caminho certo! A seguir vamos listar quais os principais documentos que tornam a importação de produtos, insumos e mercadoria possível. 

Vale lembrar que a importação passa por vários passos que vão desde a legalização da sua situação até a documentação que permitirá a liberação das mercadorias no país. 

Confira abaixo uma lista com os principais documentos para realizar uma importação:

Certificado de Origem (CO)

Esse é o documento que comprova a origem da mercadoria, e além disso, permite a ambas as partes uma isenção ou redução de impostos decorrentes dos acordos internacionais.

Proforma Invoice (Fatura Proforma)

Documento que descreve os aspectos da importação ou da exportação de produtos ou serviços de/para o exterior. Esse documento é indispensável para todas as operações internacionais. 

Commercial Invoice (Fatura Comercial)

Documento utilizado para formalizar qualquer operação de compra que envolve uma empresa e operação estrangeira. Na fatura comercial, deve constar todas as condições de negociação entre o exportador e importador, que servirão como base no momento do desembaraço alfandegário.

Packing List (Romaneio de carga)

Documento de embarque que detalha toda a mercadoria apresentada, para facilitar sua identificação e localização do produto dentro de um lote. Além disso, quando as mercadorias passam por conferência, os volumes físicos são confrontados com este documento, tanto no embarque quanto no desembarque. 

Conhecimento de embarque

Esse documento atesta o recebimento da carga, condições de transporte e as obrigações de entrega das mercadorias.  Ele recebe denominações de acordo com o meio de transporte utilizado, como: Rodoviário – CRT (Conhecimento de Transporte Rodoviário); Marítimo – BL (Bill of Lading); Aéreo – AWB (Airway Bill); MAWB (Master Airway Bill); HAWB (House Airway Bill); Ferroviário – TIF/CTF (Conhecimento de Carga Ferroviária); e Multimodal – (Throughbill of Lading).

Licenciamento de importação (LI)

Documento eletrônico registrado pelo importador no SISCOMEX, com informações sobre a mercadoria e a operação de importação. A LI é necessária quando a importação que se pretende realizar está sujeita à anuência de um ou mais órgão anuentes, como DECEX, ANVISA, MAPA, INMETRO, etc.

Declaração de Importação (DI)

Esse é o documento que regulariza as informações dos processos de importação, servindo como base para o despacho aduaneiro de importação. A DI é emitida no Siscomex Importação Web. E em breve será substituída pela DUIMP no Portal Siscomex. 

Como evitar erros na hora de importar?

Na hora de importar é muito comum que empresas enfrentem alguns problemas para trazer a mercadoria, produto ou insumo para seu país. 

Afinal, como já dissemos, adquirir bens no exterior demanda um bom planejamento e, principalmente, conhecimento sobre todas as etapas do processo de importação e seus documentos principais. Por isso, é indispensável contar com o auxílio de especialistas nesta área.

Assessoria especializada em importação 

Na Navcargo Logistics mantemos uma equipe especializada em operações de exportação e importação, que irá lhe assessorar com todas as demandas que envolvem as atividades de comércio exterior da sua empresa. 

Buscamos a constante satisfação dos nossos clientes, e estamos preparados para coordenar todas as etapas do processo de importação do seu negócio com absoluta confiança e melhor custo. 

Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!