NavCargo

Importação de sucesso: Confira 8 dicas imperdíveis

Estamos sempre em contato com os nossos clientes e parceiros, trocando experiências sobre os desafios do comércio exterior brasileiro. Este é um assunto recorrente e que são as dores de cabeça nos processos de importação.

É comum nos depararmos com clientes desiludidos, enfurecidos ou confusos e que contam casos assustadores de mercadorias perdidas, multas pagas e mercadoria parada na alfândega.

importacao-navcargo
importacao-navcargo

“A mercadoria embarcou sem a licença de importação e ficou parada muito tempo”

“Deu canal vermelho e o fiscal encontrou vários erros. Tivemos que deixar a mercadoria ir para perdimento porque as taxas de importação de mercadorias eram absurdas”

São tantas histórias ao longo desses 10 anos que decidimos ajudar os importadores com um infográfico simples e eficiente. Esse infográfico serve como uma bússola para o direcionamento da importação, para não se esquecer do essencial.

Acredite, a maior parte dos erros é primário e acarreta dores de cabeça enormes ao importador. Por isso reunimos para você os grandes segredos para garantir uma importação de sucesso:

Descubra um fornecedor no Exterior que venda o que você precisa:

E não só descobrir, mas se certificar da idoneidade, dos prazos e da clareza das condições oferecidas. Também certifique-se de que ele enviará os documentos corretos.

Negocie o preço e o que esse preço contém (Incoterms):

Certifique-se de quais são as suas responsabilidades e as responsabilidades do Exportador, quem transporta a mercadoria e até qual local, quem paga o frete internacional, etc. Conhecer Incoterms é essencial.

Peça para o Exportador o código HS (ou SH) e descubra a classificação fiscal:

Acredite, muitos importadores não analisam a NCM e se ela realmente é adequada para o produto importado.

Análise as Exigências do Governo Brasileiro antes de fechar o pedido:

Depois de ter a certeza da NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), é necessário verificar se a mercadoria tem alguma restrição para entrar no país.

Análise a logística e quem será o responsável pelo transporte da mercadoria:

Feche parcerias confiáveis, com empresas que prezam pela qualidade do serviço.

Cuidado com promessas boas demais para serem verdade porque no Comércio Exterior há um limite de segurança que precisa ser respeitado.

Análise os custos envolvidos na importação:

Importantíssimo analisar todos os custos, até a chegada da mercadoria na fábrica. O seu parceiro de negócio pode ajudar. Confira esse post no qual falamos sobre custo de importação, nele falamos de como se prevenir de custos imprevistos.

E por falar nisso, caso queira ter uma idéia do quanto gastar em uma importação, não deixe de fazer o download de nossa planilha custos de importação.

planilha custo de importação
planilha custo de importação

Decida pelo prestador de serviços que efetuará o desembaraço da mercadoria:

Esse é o seu representante legal e a confiança e parceria precisam estar presentes para garantir uma importação de sucesso.

Acompanhe embarque, chegada, desembaraço e recebimento:

De todo o resto depende esse bom andamento. Cerque-se de profissionais capazes de te fornecer as informações que precisa em cada etapa.

Ajudou um pouco a nortear o processo e a saber como prevenir erros básicos?

Se tiver algo que não abordamos aqui e que você queira saber, mande um email para: [email protected] ou então entre em contato conosco.

Com um know how de 15 anos no mercado, a Navcargo Logistics se tornou um excelente agente de carga e despachante aduaneiro. Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificados e com larga experiência, para poder lhe oferecer uma solução ideal a todo momento em suas operações de comércio exterior e viabilizar diversos processos logísticos e burocráticos.

A NavCargo Logistics é extremamente consolidada no segmento de prestação de serviços com foco em melhoria contínua nas atividades de exportação, pois buscamos a constante satisfação dos nossos clientes. Por isso promovemos um ambiente favorável ao desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores, gerando orgulho na construção de parcerias baseadas na cooperação.

Estamos preparados para coordenar todas as etapas do transporte internacional de cargas da sua empresa com absoluta confiança, tanto aéreo, quanto marítimo e rodoviário. Sugerimos o melhor modal a ser aplicado à sua operação, respeitando os termos negociados entre Importador/Exportador, sempre pensando no melhor custo-benefício.

A Navcargo Logistics, está sempre em busca da constante satisfação de todos os seus clientes.