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Sustentabilidade no LCL: práticas verdes no transporte internacional

A sustentabilidade no transporte internacional é uma tendência crescente, e o transporte na modalidade LCL (Less than Container Load) certamente pode se beneficiar de práticas verdes.

O LCL é caracterizado pela consolidação de cargas de diferentes embarcadores em um único container, o que já representa um ponto positivo em termos de eficiência no uso de espaço e recursos.

No entanto, há várias maneiras de tornar esse processo ainda mais sustentável, e é o que veremos neste artigo.

Acompanhe!

O que são práticas verdes no transporte internacional?

As práticas verdes no setor logístico referem-se à adoção de medidas e tecnologias voltadas para a redução dos impactos ambientais ao longo da cadeia de suprimentos.

Essas práticas buscam, assim, aumentar a eficiência operacional, reduzir emissões de gases de efeito estufa, minimizar o consumo de recursos naturais e promover a sustentabilidade.

No contexto do transporte marítimo na modalidade LCL, a implementação de práticas verdes pode trazer benefícios significativos tanto para as empresas quanto para o meio ambiente.

Principais práticas verdes no transporte internacional

As práticas verdes no transporte internacional têm ganhado relevância à medida que as empresas buscam reduzir seu impacto ambiental e atender às demandas dos consumidores por operações mais sustentáveis.

Algumas das principais práticas adotadas pelo setor que podemos citar, são, por exemplo:

Otimização de cargas

A consolidação de mercadorias no LCL permite o uso mais eficiente dos contêineres, evitando o desperdício de espaço.

Uma gestão eficaz do volume de cargas garante que menos contêineres sejam necessários. Isso, por sua vez, reduz o número de viagens, consumo de combustível e emissões de gás carbono.

Uso de tecnologias limpas

Transportadoras e armadores podem adotar navios com tecnologias mais limpas, como motores mais eficientes ou sistemas de tratamento de águas de lastro.

Essas tecnologias ajudam a minimizar o impacto ambiental dos navios, seja através da redução do consumo de combustíveis fósseis ou da prevenção de poluição marinha.

Sustentabilidade no LCL

Mas você sabe o que é a água de lastro?

A água de lastro nada mais é do que a água do mar que é armazenada nos tanques de lastro existentes nos navios. Ela é utilizada para compensar a perda de peso durante as operações de descarga, de forma a controlar o calado para manter o navio em equilíbrio.

Assim, quando há o descarregamento das cargas do navio há o recolhimento da água do mar para encher o tanque de lastro. Por outro lado, no momento do carregamento das cargas para o navio o tanque de lastro se esvazia de forma proporcional, para manter a estabilidade.

Uso de combustíveis alternativos

A modalidade marítima transporta mais de 80% das mercadorias ao redor do mundo. No entanto, muitos dos navios ainda utilizam combustíveis fósseis para alimentarem seus motores. Embora seja comum o óleo diesel marítimo (MDO), o óleo combustível intermediário (IFO) e o Gasóleo marítimo (MGO), o transporte marítimo tem explorado o uso de combustíveis menos poluentes, como:

  • Biocombustíveis: reduzem as emissões de gases de efeito estufa.
  • GNL (Gás Natural Liquefeito): já utilizado por alguns navios, emite menos CO2 do que o diesel marítimo.
  • Hidrogênio verde: em estágio experimental com potencial de neutralidade de carbono.

Tecnologias de embarcação mais eficientes

Algumas embarcações estão sendo equipadas com velas ou sistemas de propulsão a vento, por exemplo, para reduzir o consumo de combustível.

Outras estão sendo construídas com casco e hélices otimizados, visto que projetos de casco reduzem o atrito com a água e hélices mais eficientes reduzem o consumo de energia.

Redução da velocidade das embarcações (Slow Steaming)

No transporte marítimo, o slow steaming envolve a operação de navios a velocidades mais baixas, reduzindo significativamente o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de carbono.

Embalagens sustentáveis

O uso de embalagens recicláveis e biodegradáveis nas mercadorias transportadas em LCL é uma maneira importante de reduzir o impacto ambiental. Além disso, empresas podem buscar otimizar as embalagens para ocupar menos espaço, aumentando a eficiência do transporte.

Uso de tecnologias para otimizar rotas e monitorar o desempenho ambiental

A utilização de softwares avançados permite otimizar as rotas de navegação, economizando combustível e reduzindo o tempo de viagem.

Tecnologias como a IoT (Internet das Coisas), por exemplo, permitem monitorar o desempenho ambiental, tornando mais fácil reduzir desperdícios.

Compensação de carbono

Algumas empresas de transporte internacional oferecem compensação de carbono, investindo assim em projetos de reflorestamento ou energias renováveis para neutralizar as emissões geradas no transporte.

Participar de programas desse tipo pode ser uma forma de promover a sustentabilidade nas operações LCL.

Certificações verdes

Empresas que possuem certificações de gestão ambiental, como a ISO 14001, demonstram compromisso com práticas sustentáveis.

Trabalhar com provedores de logística que adotam essas normas garante que as operações sigam padrões ambientalmente corretos.

Contribuição das práticas verdes para a sustentabilidade no LCL

Ao adotar práticas verdes no transporte LCL, as empresas certamente contribuem para a sustentabilidade de diversas maneiras.

A consolidação de cargas no LCL e a otimização de rotas diminuem a necessidade de viagens adicionais, o que leva a uma menor emissão de gases de efeito estufa por unidade de carga transportada.

O LCL, aliado a práticas verdes, promove o uso mais eficiente de recursos como combustível, espaço nos contêineres e materiais de embalagem, reduzindo o desperdício e o impacto ambiental.

Além de beneficiar o meio ambiente, as práticas sustentáveis podem resultar em economia de custos operacionais. A redução do consumo de combustível, menor utilização de embalagens e a eficiência no manuseio de cargas proporcionam economia para as empresas, aumentando a competitividade do transporte LCL.

Quanto à imagem corporativa, empresas que adotam práticas verdes em suas operações ganham vantagem competitiva ao alinhar suas atividades com as crescentes demandas dos consumidores e parceiros por soluções sustentáveis. Isso fortalece a reputação corporativa e abre portas para novos mercados e oportunidades de negócios.

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A NavCargo é agente de carga NVOCC (Non Vessel Operating Common Carrier) assim como transportador por frete marítimo tradicional, o que nos dá flexibilidade para responder eficientemente às suas necessidades no transporte marítimo.

Atuamos fortemente no transporte LCL, o que contribui com a redução da pegada de carbono no meio ambiente.

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