Uma das palavras mais temidas em um processo de importação é a demurrage.
Essa palavra é ligada diretamente com custos extras e indesejados. Por isso, é importante conhecer todos os detalhes do seu processo. Assim, você poderá minimizar, e até mesmo evitar, os impactos que essa taxa pode ter em suas operações.
Em seguida, vamos falar sobre o que é demurrage, como funciona a sua cobrança e como evitá-la. Fique aqui com a gente e acompanhe!
O que é Demurrage?
A demurrage nada mais é do que o valor da estadia do contêiner. Em outras palavras, a demurrage é a multa cobrada pelo armador pelo atraso na entrega do contêiner utilizado pelo importador no depósito de contêineres vazios do armador. Esta situação é semelhante ao aluguel de um imóvel, na qual o imóvel alugado é o contêiner.
Para fazer um processo de importação ou exportação via transporte marítimo, você irá utilizar um contêiner para realizar a consolidação de sua carga e poder fazer o seu transporte internacional. Dentro desse contrato de frete internacional, está incluso o valor do aluguel do contêiner para que você possa utilizá-lo. O contrato informará também o prazo que você tem para devolver o equipamento alugado após a chegada do navio no porto de destino, sem precisar pagar demurrage.
Após o prazo acordado, chamado de free time (FT), caso o contêiner não tenha sido devolvido ao terminal de contêineres vazios, será necessário pagar um valor extra por dia de atraso na sua devolução. Esse valor extra pago por conta do atraso na devolução é o que chamamos de demurrage.
Como funciona a cobrança de demurrage?
Uma vez que houve atraso na entrega do contêiner, ou seja, ele foi entregue após o free time, incidirá a cobrança de demurrage. O armador fará esta cobrança independentemente se o atraso for de um dia ou de dez dias.
Essa multa por atraso é diária. Geralmente o armador envia a cobrança ao importador da mercadoria que utilizou o equipamento. O atraso na entrega dos contêineres por parte do importador pode ter várias causas, principalmente no mercado de transporte marítimo. As principais causas que geram cobrança de demurrage são:
Free time insuficiente
O free time concedido pelo armador pode ser insuficiente para a sua operação. Na maioria das vezes, temos dois pontos que podemos considerar como free time insuficiente. Um deles é quando o armador concede pouco tempo para uma operação de importação.
De igual modo, podemos ter de ter um FT considerado normal, mas a operação pode exigir mais tempo para a finalização dos trâmites alfandegários para liberação da carga. De uma forma ou de outra, caso o contêiner seja devolvido após o FT, haverá a cobrança da demurrage.
Atraso na apresentação dos documentos
Outra causa muito comum que gera a incidência de demurrage nos processos de importação é a demora para apresentar a documentação exigida para o registro da importação e liberação da carga, o que pode acontecer por uma série de motivos. Podemos citar dois deles como os mais vistos na prática e que causam esse custo extra.
Um deles é a falta de planejamento do importador em seu processo, ocasionando demora na apresentação da documentação. Já um segundo fator é a demora no envio dos documentos originais pelo exportador ao importador, gerando assim um atraso no processo.
Contêiner selecionado para inspeção
A exigência de inspeção pelos órgãos anuentes também pode gerar atrasos em seu processo, e assim ocasionar a devolução dos contêineres após o encerramento do free time. Para amenizar os transtornos de uma inspeção na operação, é necessário ter planejamento e contar com parceiros confiáveis, para garantir a devolução dos equipamentos assim que acontecer o descarregamento.
Falta de berço livre para descarga do navio
Um outro ponto que pode levar ao pagamento de demurrage e que não é possível termos controle é a falta de berço livre para a descarga do navio. Com isso, o free time disponível para o seu equipamento pode não ser o suficiente para todo o processo, levando ao pagamento desse custo extra.
Como evitar a Demurrage?
Para se evitar a demurrage, é necessário tomar algumas ações dentro do seu processo. Vale ressaltar que essas ações devem ser preventivas para todos os processos, minimizando assim os riscos de sua operação. Talvez não seja possível evitar a demurrage, mas ao menos será possível ter controle do processo e reduzir a quantidade de dias de atraso da devolução do contêiner.
Faça um bom planejamento da importação
O ponto-chave para evitar a demurrage em seus processos é o planejamento. Planejar a importação dá mais controle sobre as operações, possibilitando identificar e mitigar possíveis riscos ou problemas que possam levar ao atraso na devolução do contêiner.
Se você souber o que pode ocorrer ao longo da operação, poderá fazer uma boa gestão de risco. Talvez para a sua operação seja necessário utilizar, por exemplo, mais dias que o free time concedido. Porém, tendo esse conhecimento prévio, você poderá se preparar para esse custo extra.
Negocie o free time
O bom planejamento da sua operação de importação faz com que você possa calcular a quantidade de dias necessários para o seu processo. A contagem do free time começa a partir da atracação do navio, e por isso, a conta deve começar da data da atracação até a devolução do contêiner.
Com essa informação em mãos, é possível negociar o FT maior junto ao armador, e assim chegar a um número de dias que seja suficiente para a sua operação. Pode ser que este free time não cubra todos os seus processos, mas com certeza, será possível reduzir consideravelmente o seu custo com demurrage.
Programe a desova da sua carga
Outra opção que pode ser considerada para evitar a demurrage é programar a desova da carga em um porto seco ou armazém alfandegado. Dessa forma, o armazém fará a desova e você poderá devolver o contêiner dentro do free time acordado, sem precisar pagar demurrage.
Essa operação pode ser programada antecipadamente, e é um dos pontos que pode ser decidido no momento do planejamento do seu processo de importação.
Programe sua importação com a NavCargo
Um outro ponto importante que pode auxiliar você a evitar problemas com a cobrança de demurrage é ter um parceiro que te ajude com essa questão.
Com um bom parceiro confiável e experiente, é possível programar a sua importação e, assim, minimizar os riscos associados à demurrage.
A equipe da NavCargo está pronta para te ajudar em todo esse processo. Entre em contato conosco e venha conhecer as nossas melhores soluções.