Uma importação LCL (Less than a Container Load) ocorre quando um mesmo contêiner transporta cargas de diferentes embarcadores. Ou seja, todos os embarcadores dividem os custos de frete de forma proporcional ao espaço ocupado pela carga dentro do contêiner.
Mas, neste caso, é preciso estar atento ao real peso da carga. Afinal, ele não é necessariamente igual ao peso sobre o qual se baseiam os custos do transporte. Por isso é fundamental conhecer as definições de peso bruto e de peso taxado.
Neste texto você verá quais são as diferenças entre essas duas maneiras de se identificar o quanto uma carga pesa e a importância desse conhecimento em uma importação.
Importação LCL: o que isso quer dizer?
Como mencionado acima, uma importação LCL ocorre quando as cargas de mais de um embarcador dividem o espaço de um único contêiner.
Neste tipo de importação alguns detalhes fazem a diferença, tanto a forma como se realiza a importação quanto os custos envolvidos na operação de transporte. Falaremos mais sobre eles a seguir.
Fatores que impactam no preço da minha importação LCL
Em uma importação LCL não basta saber o tipo de produto objeto da importação e suas características físicas e químicas. É preciso conhecer o peso total da carga, além do volume total a ser transportado, ou seja, suas dimensões de altura, largura e comprimento.
Ademais, informações como origem, destino, rota e o tipo de serviço são essenciais e irão auxiliar na hora de definir como se realizará o transporte de carga. Assim, é possível ter uma estimativa de custos mais próxima da realidade efetiva de uma importação LCL.
A importância do planejamento logístico
Estando de posse de todas as informações acima mencionadas, o importador poderá fazer uma análise mais assertiva da importação e dos custos nela envolvidos.
Os custos finais do processo, no caso de ausência ou até mesmo de informações incorretas, podem ser bem superiores aos que haviam sido inicialmente orçados.
Por isso, o planejamento logístico é de fundamental importância para todas as empresas que desejam importar de forma eficiente e buscando uma verdadeira otimização dos custos.
Esse planejamento possibilita realizar uma importação que atenda tanto o cumprimento dos prazos preestabelecidos, quanto a manutenção dos custos dentro de uma margem aceitável, sem surpresas desagradáveis ao final do processo.
Um planejamento logístico eficiente se traduz em tempo e recursos investidos de forma sábia e assertiva, visando otimizar a realização das importações de uma empresa.
Qual a diferença entre peso bruto e peso taxado?
Dentro de um planejamento logístico eficiente, é necessário conhecer os pesos e as dimensões totais de cada carga.
E por que isso é importante, especialmente no caso de uma importação LCL?
Como explicamos anteriormente, neste tipo de importação os embarcadores dividem o mesmo espaço do contêiner, assim como os custos desse transporte.
Essa divisão se dá de forma proporcional ao peso de cada carga. Contudo, isso pode trazer algumas divergências, visto que as empresas que realizam este tipo de transporte utilizam para o cálculo dessa proporção o peso bruto ou o peso cubado da carga – o que for maior.
Para tanto, primeiro vamos entender as definições de peso bruto e taxado.
Peso bruto é o quanto a mercadoria, efetivamente, pesa. Neste caso vale-se das unidades de medida como quilos, tonelada, libra etc.
Já o peso taxado é o peso que for considerado o maior entre o peso bruto e o peso cubado. Ele será a base para o cálculo do frete.
No entanto, é provável que você se pergunte: o que é peso cubado?
Peso cubado representa o equivalente em peso o espaço que a carga ocupa no veículo, considerando suas dimensões (comprimento, largura e altura) e um fator de cubagem.
Uma carga leve, mas volumosa, poderá ter custos maiores de frete, pois nesse caso será levado em conta o peso cubado da carga e não o seu peso real.
Por isso, um bom planejamento logístico e ter essas informações de maneira assertiva é extremamente importante para evitar custos inesperados ao longo de toda a cadeia logística de importação de um item.
Cálculo de peso cubado no modal marítimo
O cálculo do peso cubado varia de acordo com o modal utilizado. Isso acontece devido ao fator de cubagem.
Em um transporte marítimo o cálculo do peso cubado de uma mercadoria, ou seja, seu volume comparado ao seu peso, funciona da seguinte maneira:
Primeiro é preciso multiplicar a altura x largura x comprimento da carga.
Lembre-se de levar em consideração para este cálculo as dimensões de todos os volumes que compõem a carga.
Deve-se, depois, multiplicar este valor pelo fator de cubagem. Cada modal de transporte possui um fator de cubagem diferente. No caso do modal marítimo, este fator é 1000kg.
Desse modo, se a sua carga é uma caixa de 300kg que possui uma altura de 1,0m, uma largura de 1,0m e um comprimento de 1,5m, o cálculo a ser realizado é:
1 x 1 x 1,5 = 1,50cbm (unidade de medida de cubagem)
Continuando o cálculo:
1,5 x 1000 = 1500kg
Sendo assim, será necessário levar em conta 1500kg (e não 300kg) para basear os custos deste transporte.
Como no exemplo, é possível observar que a diferença entre o peso bruto e o peso taxado pode ser consideravelmente alta. Nesse sentido, o impacto de um cálculo realizado incorretamente seria muito grande no custo final da importação.
Embarque sua carga LCL com a NavCargo
Uma importação LCL pode ser uma ótima opção para transportar cargas menores. No entanto, é necessário estar atento aos detalhes que compõem essa modalidade de transporte marítimo a fim de evitar surpresas e custos desagradáveis.
É igualmente importante contar com parceiros confiáveis e com experiência no transporte de cargas internacionais.
Com a NavCargo você tem todas as etapas de seu processo de importação e/ou exportação coordenadas de forma eficiente e otimizada, incluindo o embarque LCL.
Entre em contato com nossos especialistas e descubra como podemos otimizar todo o seu processo de importação LCL!