logística

Quais os impactos quando seu parceiro não busca a melhor logística para você? 

Em meio à situação crítica no terminal de cargas de Guarulhos, milhares de empresas se veem diante da ameaça real de graves prejuízos operacionais e financeiros. Entre custos não previstos, atrasos, burocracias e potencial perecimento de mercadorias, os riscos são inúmeros quando a logística não tem o cuidado necessário.  

Por isso, contar com profissionais especializados é o caminho para evitar o pesadelo vivenciado por tantos importadores e exportadores atualmente. Ao longo de quase uma década no setor, a NavCargo reuniu uma equipe experiente e processos enxutos, capazes de garantir total conformidade, rastreabilidade porta a porta e segurança nas operações de comércio exterior, mesmo diante das tempestades que assolam portos e aeroportos mundo afora.  

melhor logística

Se deseja dormir tranquilo, manter-se focado no seu negócio, sem precisar se preocupar com intercorrências logísticas, esta leitura pode ajudar, porque a NavCargo é a parceira capaz de sempre buscar e garantir a melhor logística para você. Acompanhe os cases, entenda as nuances do setor e saiba como navegar com êxito as complexas águas do comércio exterior.  

A diferença entre planejar e executar a logística  

Há uma diferença crucial entre apenas planejar e executar com maestria a logística. O planejamento logístico por si só não é garantia de sucesso.   

É preciso atentar-se à gestão e à execução das inúmeras variáveis envolvidas da mesma forma. Alguns exemplos são a escolha do tipo de contêiner mais adequado ao produto, a forma de empilhamento e amarração da carga, o cronograma detalhado de embarques, a revisão meticulosa da documentação.  

Negligenciar alguma dessas etapas pode transformar uma operação que seria tranquila, a princípio, em um pesadelo logístico repleto de contratempos, atrasos e rombos financeiros. O caso crítico que observamos em Guarulhos é exemplar dos graves riscos sobre a estrutura que temos no Brasil de empresas que não vão além do planejamento teórico.  

Isso acontece porque, na prática, a logística internacional expõe suas operações diariamente a uma série de percalços. Podemos citar, por exemplo, greves nos portos, picos de demanda, falhas mecânicas em navios de carga e problemas climáticos.   

Também há o risco constante de erros humanos: um contêiner mal estufado, notas fiscais inconsistentes, documentos emitidos em desacordo com regulamentações específicas.  

Por isso, enfrentar essas intercorrências com velocidade e precisão, aparando as arestas para manter a carga em movimento rumo ao destino é o diferencial da excelência logística. A lição é clara: planejar não basta, é preciso gerenciar e acompanhar de perto.  

Quais impactos posso ter se meu parceiro não busca a melhor logística?  

Em primeiro lugar, tendo em vista a complexidade das operações de comércio exterior, não priorizar a busca pela excelência logística representa um prejuízo em potencial para importadores e exportadores.  

Ao se deparar com um cenário adverso nos portos, aeroportos ou nas vielas burocráticas da alfândega, um parceiro logístico medíocre não terá a competência necessária para reagir de forma rápida e precisa a fim de mitigar atrasos, avarias e prejuízos.  

E, quando se fala em movimentação de cargas internacionais, com todas as especificidades documentais, regulatórias e tributárias, é uma questão de tempo até que os ventos ou as marés virem em direção contrária, seja por falhas humanas, questões meteorológicas, picos de demanda, seja uma conjunção nefasta de fatores aleatórios.  

Em outras palavras, renunciar à segurança proporcionada pelas melhores práticas em prol de aparentes economias pífias no frete é o caminho mais curto para o desastre operacional e financeiro.  

Além disso, a escolha por um parceiro sem expertise, sem visão holística e vanguardista do fluxo logístico internacional pode desencadear uma cascata de contratempos. E esses acontecimentos podem transformar a mais promissora operação de comércio exterior em uma bola de neve de prejuízos.  

Custos logísticos não previstos 

Em uma operação logística, podem surgir diversos custos não previstos, como necessidade de contêineres especiais (dry, high cube), traduções, reemissões documentais, multas por atrasos de pagamento, falhas de planejamento, mudanças de rota. Existem ainda situações de fretes aéreos urgentes, que acabam gerando ônus financeiro.  

Ademais, pode haver a cobrança de taxas portuárias ou aeroportuárias imprevistas, armazenagens prolongadas e fretes emergenciais para cumprir prazos que exigem remanejamentos internos. Estes imprevistos na logística impactam severamente o fluxo de caixa da companhia. 

Recursos antes destinados a investimentos ou compromissos comerciais precisam ser redirecionados. Isso abala a credibilidade com fornecedores globais, podendo até inviabilizar relacionamentos já estabelecidos e essenciais para a operação.  

Enfim, negligências logísticas se desdobram em efeitos colaterais sobre finanças e relações comerciais antes estáveis.  

Embarque “rolado” 

A não confirmação do embarque do contêiner no navio e data agendados gera o “efeito cascata”: acúmulo em pátios, espera por nova reserva de espaço, negociação de fretes em cima da hora.  

Nesse meio tempo, despesas adicionais como Demurrage, Detention e armazenagem certamente surgirão. Podem surgir também potenciais penalidades contratuais pelo descumprimento de prazo de entrega ao destinatário final.  

O impacto financeiro da demurrage e detention é substancial. Afinal, falamos de centenas de dólares por dia parado, tanto no porto de origem quanto no destino. Em um cenário de alta demanda, com filas e espaços limitados, é comum ultrapassar 15 dias demorados apenas na liberação do contêiner. Este intervalo de tempo resulta em alguns milhares de dólares totais não previstos inicialmente.  

Outras situações são possíveis multas contratuais junto ao exportador pelo atraso na entrega, impacto no fluxo de caixa e incapacidade de honrar compromissos em aberto com parceiros internacionais.  

Tudo isso significa que a falha na confirmação do embarque esperado para determinada data tem um efeito devastador nos custos logísticos, na relação comercial e na reputação da importadora/exportadora.  

Documentos fora de conformidade 

Divergências críticas entre Fatura Comercial, Packing List, DI e demais documentos podem causar a suspensão do processo de importação. Seja pelo produto em si, seja por seus atributos técnicos ou valor financeiro, as inconsistências geram correções e multas das autoridades alfandegárias.  

Documentos fora de conformidade

No caso de traduções, reemissões de documentos e taxas, mais do que ônus, isso tudo resulta em tempo de liberação prolongado. Esse atraso verdadeiramente penaliza e impacta a empresa. Estes cenários podem causar a suspensão das relações comerciais. Podem ainda arranhar a imagem e abalar a credibilidade da empresa perante o cliente final, que está à espera do pedido.  

Portanto, a conformidade exata entre papéis é obrigatória. Falhas transformam processos antes rotineiros em temporadas turbulentas pelo labirinto fiscalizatório dos órgãos anuentes.  

Mercadorias paradas 

Produtos que ficam parados por período prolongado também podem sofrer avarias, perda de validade ou mesmo perecimento total. Em se tratando de logística de itens sensíveis, como alimentos, frutos do mar, flores, medicamentos, a questão do tempo é ainda mais crítica.  

Há casos ainda do chamado “abandono legal”, quando após um tempo pré-determinado (que varia conforme legislação local), as autoridades tomam posse e realizam leilão ou simplesmente descartam a carga.  

Neste caso, há um grande prejuízo de milhares de unidades fabricadas que perdem a validade e se tornam impróprias par o uso ou consumo.  

Custos extras de movimentação, armazenagem, taxas portuárias e aeroportuárias superam rapidamente qualquer margem de lucro possível. Neste cenário, torna-se inviável a continuidade da operação, restando, na maioria das vezes, a opção da reimportação ou reinício do processo produtivo de novos lotes.  

Isso quer dizer que a falta de agilidade e precisão logística pode não apenas inviabilizar uma operação específica. Ela pode também abalar toda a saúde financeira e credibilidade de uma marca ou até de uma empresa.  

A NavCargo é o parceiro que sempre busca a melhor logística para você  

Em meio à complexidade das operações de comércio exterior, contar com apoio especializado é fundamental. A NavCargo reúne time experiente, processos eficientes e tecnologia de ponta para assessorar importadores e exportadores em todos os processos logísticos e alfandegários.  

Com know-how acumulado em anos de atuação, realizamos desde o planejamento logístico até a entrega final da carga, garantindo segurança, conformidade, custos otimizados e procedimentos ágeis.  

Além disso, fazemos o acompanhamento da sua carga porta a porta, com visibilidade em tempo real via sistema online e equipe dedicada aqui e nos principais polos mundiais. Damos suporte em documentação, escolha de parceiros internacionais, negociação de fretes e seguros, desembaraço aduaneiro e muito mais.  

Então, conte com a NavCargo e durma tranquilo. Com uma operação ágil e precisa, você evita percalços e garante o sucesso de suas importações e exportações. Ligue pra gente

Share:
blog

Posts relacionados

Acesse nosso blog e acompanhe nossas notícias semanais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *