Seguro de carga na importação é obrigatório?

Não. O seguro de carga na importação não é obrigatório. No entanto, é altamente recomendado analisar esta parte do processo com muita atenção.

O fato de não ser uma obrigatoriedade na legislação vigente não significa que não é necessário.

O que é o seguro internacional de cargas e qual sua importância é o que você encontrará no texto a seguir.

Qual a diferença entre seguro de carga e seguro de responsabilidade civil?                              

O seguro de responsabilidade civil do transportador é uma modalidade de seguro que protege quem transporta a mercadoria, ou seja, o transportador.

seguro de carga na importação

Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-usando-bone-de-seguranca-no-trabalho_14477232.htm

O objetivo é proteger o transportador contra perdas e danos à carga sob sua responsabilidade, como em casos de acidentes de trânsito, incêndio e explosão, roubo ou desaparecimento da carga. Já o seguro de carga na importação é uma modalidade que cobre perdas e danos materiais à carga durante o seu transporte.

Dessa forma, o seguro da carga cobre as avarias que ocorram em determinado produto, de um embarque específico, indenizando o proprietário da carga.

A abrangência de um seguro de carga de importação pode variar, conforme veremos com mais detalhes abaixo.

Coberturas do seguro internacional: entenda como funciona na importação                                       

Por não ser uma obrigatoriedade, é possível determinar qual será a cobertura, ou seja, o tipo de ressarcimento que irá ocorrer em caso de sinistro durante o processo de importação.

Obviamente, o tipo de cobertura escolhida influenciará no valor a ser pago pela contratação do seguro internacional.

Por isso, é importante ler todos os detalhes e cláusulas do contrato, a fim de garantir que, em caso de danos, a empresa não fique com prejuízos.

Cobertura básica ampla A                            

A cobertura de um seguro internacional de cargas é definida pelos tipos de acidentes ou situações que possam ocorrer com a carga e que estão amparados pelo seguro internacional, ou seja, é a abrangência de danos cobertos.

A cobertura básica ampla A é o tipo de classificação de cobertura mais completa. Contempla as múltiplas formas de sinistro com a carga, mesmo as que tenham causas naturais. Além disso, este tipo de seguro de carga cobre ainda riscos de roubos e avarias.

Cobertura básica restrita B  

Já a cobertura básica restrita B abrange uma gama um pouco menor de situações, mas inclui avarias ocorridas por eventos como inundações, desmoronamentos, entrada de água no contêiner, entre outras.

Este tipo de seguro internacional fornece garantia de prejuízo parcial e perda total da mercadoria em decorrência de acidente com veículo transportador (avião, caminhão, navio etc.) e não cobre roubo ou extravio da mercadoria.

Cobertura básica restrita C

A cobertura básica restrita C cobre a perda ou dano à mercadoria em decorrência exclusiva de acidente com meio de transporte, não cobrindo roubo ou extravio da mercadoria.

Este tipo de cobertura inclui incêndios, acidentes no transporte e perdas de qualquer volume durante as operações de trânsito.

Vamos exemplificar abaixo uma situação, para esclarecer este tipo de cobertura.

Vamos imaginar que ocorra um acidente de trânsito entre a remoção no contêiner do porto e seu destino no importador.

Este tipo de acidente está incluso na cobertura do seguro. Esta garantia torna todo o evento menos oneroso do ponto de vista econômico. Afinal, caso ocorram danos materiais, será possível acionar o seguro.

Este tipo de garantia é necessário, pois um evento inesperado, como o citado acima, pode trazer prejuízos econômicos, além dos diretamente ligados ao acidente.

A contratação de um seguro fornece a tranquilidade de ao menos ter parte dos prejuízos diminuídos em caso de acidente ou avaria.                                     

Como contratar cobertura adicional de carga para minha importação CIF?

O responsável pela contratação e pagamento do seguro é determinado pelo tipo de Incoterm negociado entre o exportador e o importador.

Em casos de transporte com Incoterm CIF (Cost, Insurance and Freight), a responsabilidade de contração e pagamento do seguro internacional de cargas na importação é do importador. No entanto, você pode optar por contratar um seguro adicional para maior proteção à carga.

Geralmente nesses casos, a tendência é de o exportador contratar um seguro de cobertura básica, podendo o importador adquirir um seguro adicional para incluir coberturas mais específicas, escolhendo a seguradora e as coberturas que melhor atendem às suas necessidades.

Na importação CIF, você precisa avaliar os riscos da operação e determinar as coberturas adicionais necessárias, reduzindo dessa forma o risco de perdas e tendo mais tranquilidade e segurança em caso de sinistro.

Você pode contratar um seguro adicional somente para a carga ou ainda solicitar coberturas adicionais do seguro. Estas coberturas podem incluir, além do valor da mercadoria, valores de impostos ou até mesmo lucros esperados. Por isso, é necessário analisar cuidadosamente as cláusulas e coberturas do seguro.                                             

Quanto custa um seguro internacional de carga?                                                 

Como mencionado no início do texto, a contratação de seguro internacional de cargas na importação não é obrigatória. No entanto, os valores para contratação do seguro não são altos, se comparados ao processo como um todo.

contratação de seguro internacional

Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/imagem-aproximada-de-um-empresario-trabalhando-em-casa-para-cuidar-de-suas-financas-e-economias-pessoais_10477515.htm

É mais ou menos como diz o dito popular: “você paga para não utilizar. Mas se precisar, é bom ter.”

O valor do seguro varia devido a vários fatores, como tipo de cobertura, tipo e valor da carga, rota de transporte etc. Porém, em geral, o custo de um seguro internacional pode variar entre 0,5% e 2% do valor da carga, um valor irrisório perto da perda financeira que você pode ter, em caso de sinistro.

Para ter o melhor custo-benefício na contratação deste tipo de serviço, é sempre importante considerar as várias opções do mercado e levar em consideração o valor a ser pago, a abrangência da cobertura e a instituição com quem contratará o seguro.

A equipe NavCargo prima pela segurança da sua carga

O seguro internacional de cargas na importação, embora não seja uma obrigatoriedade, muitas vezes é uma necessidade.

Esta contratação traz ao processo e ao importador uma segurança adicional, afinal, mesmo tendo um processo estruturado e bem planejado, incidentes e acidentes ocorrem de forma imprevista.

 Atue com quem se preocupa com a segurança da sua carga.

A NavCargo é uma empresa de assessoria em importação e exportação. Cuidamos de toda a logística de comércio exterior e despacho aduaneiro.

Somos também especialistas em reimportação, habilitação no RADAR e regimes especiais.

Visite nosso site e conheça as soluções que podemos oferecer para suas negociações no comércio exterior.

Share:
blog

Posts relacionados

Acesse nosso blog e acompanhe nossas notícias semanais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *