Com o acesso ampliado à informação muitas empresas resolveram entrar no mercado internacional, especialmente iniciando com a importação.
Isso é uma boa notícia, afinal, com a internacionalização das empresas é possível ter acesso a matérias primas e tecnologias diferenciadas.
Mas engana-se quem pensa que a parte mais difícil nesse tipo de operação é encontrar fornecedores confiáveis, com produto de qualidade e preço competitivo.
Essa é somente a primeira parte de todo o processo e empresas ou profissionais que desejam participar seriamente desse mercado precisam conhecer a fundo as particularidades de um processo de importação.
Acompanhe alguns insights importantes para quem se tornou importador ou pretende se tornar um!
O que é importação?
É sempre importante lembrar que o óbvio precisa ser dito, por isso vale a pena usar algumas definições e terminologias partindo da simples pergunta: o que é importação?
Importar é adquirir um produto no exterior e trazer para o Brasil com a intenção de revenda, industrialização ou incorporação ao parque fabril de uma empresa.
Portanto, é preciso estar atento a alguns passos básicos antes de efetivamente iniciar um processo de importação.
Abaixo traremos três perspectivas principais quando se trata de comprar produtos no exterior e nacionalizá-los no Brasil.
Como providenciar a logística da minha importação?
O primeiro passo de uma importação é definir o produto a ser importado.
Em seguida é necessário buscar fornecedores confiáveis e que possam entregar o produto na quantidade e na qualidade desejadas, dentro do preço esperado.
Aí começam as negociações e estudos de como realizar essa importação.
Para isso é importante definir como a carga será transportada. Ainda assim, é preciso levar em consideração as características físicas e tamanho da carga, o que inclui saber peso e dimensões tanto do produto quanto da embalagem.
Não podemos esquecer de verificar se há ou não alguma restrição ou cuidado necessário no transporte da carga.
Somados a todos esses detalhes, é fundamental conhecer os principais modais de transporte mais utilizados atualmente, que são o aéreo, marítimo e o rodoviário.
É claro que existem outros, como o ferroviário, dutoviário e infoviário, mas a princípio, focaremos nos três acima.
De posse dessas informações será possível realizar cotações de frete e definir qual é a melhor forma de transportar a carga.
Atenção a um ponto importante: os valores dos fretes internacionais sofrem muita variação, além de terem uma validade relativamente curta. É importante sempre levar em consideração a data estimada de prontidão da carga.
Como nacionalizar a minha importação?
Essa é umas das maiores – senão a maior – preocupações de todo importador, principalmente os menos experientes.
Deve-se estar atento a todas as etapas do processo e a todos os detalhes da negociação.
Todos esses detalhes precisam estar corretamente descritos na Invoice (Fatura Comercial Internacional), no Packing List (Romaneio de Carga) e no B/L (Conhecimento de Embarque, conforme o modal utilizado).
Ou seja, é imprescindível realizar uma conferência documental minuciosa para evitar erros nos documentos.
Também é preciso saber se o produto a ser importado requer ou não de tratamentos diferenciados como Licença de Importação ou outra exigência dos órgãos fiscalizadores.
Outra etapa do processo sobre o qual é necessário conhecimento em detalhes é a nacionalização da mercadoria propriamente dita.
Certamente é o momento em que a mercadoria passa oficialmente a “pertencer” ao importador e no qual os respectivos impostos devem ser pagos.
Esse procedimento é realizado eletronicamente através do site da Receita Federal pelo registro da DUIMP (Declaração Única de Importação) ou da ainda utilizada DI (Declaração de Importação).
Como realizar o pagamento da minha importação?
Importar implica trabalhar com moedas estrangeiras. Ou seja, quando se trata de efetuar o pagamento da mercadoria ao exportador (fornecedor) é necessário se atentar aos procedimentos necessários.
Este tipo de pagamento difere um pouco dos pagamentos realizados nacionalmente.
Primeiramente é preciso entrar em contato com o banco ou corretora de seguro já habituado a realizar esse tipo de operação.
Depois é preciso acompanhar as flutuações cambiais.
E por que isso é importante?
Porque, como o próprio nome diz, as moedas internacionais não têm um valor fixo e seus valores podem sofrer aumento ou diminuição dependendo dos acontecimentos econômicos e mundiais na época do fechamento do câmbio (do efetivo pagamento ao exportador), o que influencia no custo de toda a operação.
3 estratégias para garantir o sucesso da sua importação
Desconhecimento ou desatenção às etapas de um processo de importação podem gerar custos extras e problemas inesperados, mas que podem ser evitados.
A seguir você encontrará três estratégias simples para evitar este tipo de situação.
Classifique a mercadoria corretamente
Conhecer bem o produto que será importado. Essa é a primeira e uma das mais importantes etapas em qualquer processo de importação
Isso inclui características físicas, químicas, uso e finalidade.
Estar atento a tais detalhes é importante, pois estas informações tornarão possível saber a classificação fiscal do produto e essa classificação determinará diversas etapas seguintes no processo, tais como a necessidade ou não de licenciamento de importação, os impostos que serão cobrados etc.
Pesquise os detalhes do tratamento administrativo da sua mercadoria
Acima falamos sobre a necessidade de saber se o produto a ser importado necessita ou não de licenciamento de importação.
Essa é uma das chamadas “barreiras não tarifárias”.
Ou seja, dependendo do produto alguns procedimentos adicionais são necessários, como é o caso de alimentos, medicamentos ou outros que o governo entenda ser necessário manter um controle maior.
É importante ter conhecimento disso antes do embarque da carga porque alguns destes tratamentos administrativos devem ser realizados antes do embarque.
Enfim, a partir da classificação fiscal é possível fazer este tipo de análise.
Não centralize todos os contratos de câmbio em um único banco
Como mencionado, a questão cambial pode influenciar, e muito, no custo de uma Importação
Por isso trabalhar com mais de um banco ou corretora de câmbio possibilita ter acesso a taxas melhores.
Importe com a ajuda da Navcargo
A Navcargo é uma empresa especializada e com experiência em assessoria no comércio exterior, atuando tanto na importação como na exportação.
Coordenamos todas as etapas do transporte internacional de cargas da sua empresa com absoluta confiança.
Nós podemos auxiliar você e sua empresa a atuar no mercado internacional de forma segura. Conte com uma empresa com experiência no mercado.
Visite nosso site e conheça as soluções que podemos oferecer.