Você que trabalha em atividades de importação ou logística internacional, certamente sabe o quão importante é saber escolher de qual maneira a carga vai embarcar no porto de origem. Por vezes, e também pela quantidade de carga, a escolha pelo modal marítimo de frete fica entre consolidar a carga com outros importadores ou embarcar a carga em um contêiner individualizado. Estas modalidades são comumente conhecidas como importação FCL (em inglês Full Container Load) ou importação LCL (em inglês Less than a Container Load).
Para embarques FCL, não é necessário consolidar carga. Já para um embarque LCL, a consolidação de carga com outros importadores faz parte do processo. Toda carga consolidada na origem precisa ser desconsolidada no destino.
Leia as próximas linhas deste artigo para compreender esses conceitos e como funciona a desconsolidação de uma carga importada.
O contêiner da minha importação é compartilhado: o que isso significa?
Uma vez que se define o modal LCL para a sua importação, sabe-se que o embarque da mercadoria na origem será em um só contêiner com outros importadores.
Na prática, assim que o contêiner chegar no porto de destino final, a carga será completamente desconsolidada com outros importadores, mas para que este processo ocorra da melhor forma possível, três etapas de suma importância devem ser seguidas. Acompanhe:
- 1ª etapa – Contato com o Agente de Carga: tão logo aconteça a negociação comercial da carga, é imprescindível contatá-lo para organizar o embarque da mercadoria no porto de origem. Sendo assim, o agente local já consegue organizar o embarque juntamente com o agente de destino, evitando atrasos e mantendo a organização do processo de embarque.
- 2ª etapa – Contato com NVOCC: em inglês Non-Vessel Operating Common Carrier, diz respeito a um profissional do Comex que não tem um navio próprio e cuja função é fazer o agrupamento de cargas pouco volumosas e de diferentes importadores dentro de um só contêiner. É o operador logístico que compra espaços em um navio.
- 3ª etapa – O trabalho do Despachante Aduaneiro: ele é o representante legal do importador nas atividades relacionadas ao despacho aduaneiro de mercadorias e também é responsável por outras operações de comércio exterior. Profissional experiente, atua para garantir o cumprimento das normas legais ao longo de todo processo. Por vezes, o próprio agente de carga pode atuar como despachante aduaneiro, facilitando os trâmites de frete e nacionalização de carga no porto de destino.
Desafios de uma importação LCL
Como vimos anteriormente, a importação LCL trata de uma modalidade de transporte marítimo que permite a consolidação de cargas de diferentes importadores ou exportadores em um mesmo contêiner. Esta modalidade pode ser um tanto quanto desafiadora para o importador, considerando alguns motivos, como:
- Tempo de trânsito: quando o importador opta pela modalidade de frete LCL, tem que levar em conta que o tempo entre coletar, consolidar e distribuir as mercadorias antes do envio é superior ao de um embarque FCL, pois como são diversos importadores e o objetivo é preencher o espaço do contêiner da melhor maneira, pode-se levar um tempo além do esperado. Para minimizar este desafio, o operador logístico precisa planejar com cuidado, garantindo que o processo flua de forma assertiva.
- Organização logística: para garantir a eficiência de um embarque LCL, a coordenação do processo por parte do agente logístico deve ser perfeita. Como trata-se de diferentes importadores dividindo espaço em um mesmo contêiner, falhas podem ocorrer, levando a atrasos e problemas no carregamento.
Etapas de uma importação LCL: entenda
Assim como qualquer processo de importação, algumas etapas devem ser observadas em um embarque LCL a fim de organizar o embarque e entender o seu passo a passo.
Booking com a companhia de transporte marítimo
Tão logo se fecha comercialmente um pedido de importação, já temos a ciência de que será necessário embarcá-lo para sua chegada ao porto de destino. A escolha de uma companhia marítima confiável é crucial para que o processo de embarque ocorra de maneira segura.
O booking é feito assim que temos data de prontidão de carga. Ou seja, quanto antes informada esta data para a companhia marítima, melhor para ambos os lados.
Jogo de documentos
Com a confirmação de embarque vinda da companha marítima, é preciso enviar os documentos de importação para sua efetivação. São eles: Fatura Comercial e Packing List da carga.
Assim que se dá a confirmação do booking e a carga esteja em deslocamento para o porto de embarque, a companhia marítima emite o draft do BL (Bill of Lading) para confirmação dos dados da carga pelo importador. Após uns 5 dias da carga embarcada, teremos a emissão do BL final.
Prontidão de carga
Acontece quando a carga está pronta e embalada para embarcar, contendo os rótulos e etiquetas necessários da importação LCL. Quem avisa esta data para o agente de carga é o importador. Com essa data de prontidão, solicita-se o booking para a companhia marítima.
Consolidação da mercadoria
Deve haver a consolidação em um só container de toda mercadoria cujo transporte seja LCL. Depois da prontidão, temos os pesos e volumes certos da mercadoria final. Dessa forma fica mais fácil para organizar o embarque consolidado.
Desembaraço Aduaneiro na aduana de origem
Uma vez realizada a consolidação e carregado o container, faz-se o desembaraço na origem, onde se apresenta a documentação da carga para seguir com a viagem.
Transporte internacional
Uma vez a carga despachada no porto de origem, ela segue a viagem para o porto de destino com a companhia marítima escolhida.
Desembaraço Aduaneiro na aduana de destino
Em resumo, quando a carga chega no porto de destino passa pelo desembaraço aduaneiro, momento em que há o pagamento dos da operação, e a carga passa por vistoria antes de sua nacionalização e liberação.
Desconsolidação da mercadoria
Em suma, esta etapa do processo da importação LCL refere-se à retirada e separação das mercadorias de um único contêiner que foi consolidado no exterior, no qual as diferentes cargas de importadores distintos foram acondicionadas sob um único conhecimento de carga genérico.
Recebimento e distribuição da mercadoria
Depois da desconsolidação, ocorre a distribuição da mercadoria de acordo com o endereço dos importadores.
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