Comparativo LCL e FCL - Vantagens do LCL 

Comparativo LCL e FCL – Vantagens do LCL 

Quem trabalha com comércio exterior sabe que os embarques marítimos predominam dentre os demais modais de transporte. E, quando falamos de transporte marítimo, duas siglas se destacam: LCL e FCL. Elas representam, respectivamente, “Less than Container Load” (menos que uma carga de contêiner) e “Full Container Load” (carga completa de contêiner).

Cada opção possui suas vantagens e desvantagens. Então, é importante conhecer cada uma delas para definir qual será a melhor em cada processo de importação. 

Por isso, neste artigo iremos comparar os dois tipos de embarque, as características de cada um deles e suas principais diferenças. Com base nestas informações, será possível analisar seus embarques e optar pela modalidade de transporte marítimo mais adequada para sua operação. 

Comparativo LCL e FCL - Vantagens do LCL 

O que é LCL? 

LCL é uma sigla em inglês que significa Less than Container Load (menos que uma carga de contêiner) e é uma modalidade de transporte marítimo que permite o compartilhamento do espaço de um contêiner com as cargas de vários embarcadores. Então, combinam-se várias cargas de diversos importadores / exportadores em um único contêiner. Dessa forma, otimiza-se o espaço e reduzem-se os custos. 

O que é FCL? 

A sigla FCL, que significa em inglês Full Container Load (carga completa de contêiner), é uma modalidade de transporte marítimo, na qual utiliza-se um contêiner inteiro para transportar a carga de um fornecedor para apenas um importador. Essa opção é ideal para grandes volumes ou quando é necessário garantir a segurança e a integridade da carga durante todo o trajeto. 

Principais diferenças entre o LCL e o FCL 

O LCL e o FCL são duas modalidades de transporte marítimo com características distintas que atendem a diferentes necessidades de transporte. Ao entender suas diferenças, é possível escolher aquela que mais se adequa à necessidade do importador ou exportador. Aspectos relevantes nesta escolha são, por exemplo, o volume, o custo e a urgência da carga.  

Rapidez na disponibilidade da carga 

No FCL, a disponibilidade da carga no destino pode ser mais rápida, visto que o contêiner inteiro é recebido e tem sua presença de carga realizada. Já no LCL, a chegada pode levar mais tempo, pois é preciso realizar a desconsolidação do contêiner e a presença de todos os volumes acondicionados nele.  

Volume e capacidade 

Indica-se o LCL para o transporte de pequenos volumes, pois o armador cobra apenas pelo espaço que a carga ocupa no contêiner. Recomenda-se o LCL principalmente para importadores que trazem volumes menores. O LCL também pode ser vantajoso para pequenas empresas que estão iniciando no comércio exterior e precisam otimizar seus custos.

Por outro lado, o FCL é mais conveniente para grandes volumes, pois garante espaço suficiente para acomodar toda a carga. Também é recomendado para cargas mais sensíveis, perigosas ou de custo elevado, uma vez que, nesta modalidade, não há manuseio da carga até o momento da entrega. 

Segurança 

É fundamental lembrar que a segurança da carga no LCL depende da sua embalagem e acondicionamento. É necessário embalar os produtos adequadamente, usando materiais de proteção e fixação, a fim de evitar danos durante o transporte. O mesmo vale para a carga FCL, porém, como neste caso a carga de um único embarcador ocupa todo o espaço do contêiner, fica somente a cargo dele a responsabilidade de manter a carga devidamente acondicionada.  

Como funciona o frete marítimo LCL? 

Vale a pena utilizar o frete marítimo LCL quando a carga de um exportador ou importador não ocupa um contêiner inteiro. Afinal, o LCL permite a consolidação de várias cargas de diferentes embarcadores em um único contêiner. Para isso, deve-se considerar alguns pontos importantes: 

  • custos adicionais: além do frete marítimo, é importante considerar os custos adicionais do LCL, como taxas de manuseio, seguro e taxas portuárias;
  • tempo de entrega: o tempo de entrega do LCL geralmente é mais longo do que o do FCL, pois deve-se consolidar a carga na origem e depois desconsolidá-la no país de destino, o que pode adicionar alguns dias ao processo;
  • risco de avarias: embora o LCL seja uma opção viável para volumes menores, o risco de avarias é maior, pois ocorre o manuseio dos volumes várias vezes durante o processo de consolidação e desconsolidação. Por isso, é muito importante embalar os produtos adequadamente, para garantir a segurança durante o transporte. 

Processo de consolidação da carga no país de origem 

O transporte de cargas LCL implica a sua consolidação no seu país de origem. Esse processo possui algumas etapas, descritas a seguir:  

  1. Entrega da carga: o exportador entrega sua carga no depósito do agente de cargas ou uma empresa especializada em agrupar cargas de diferentes embarcadores em um mesmo contêiner. A carga também pode ser coletada por essa mesma empresa em local definido pelo exportador. 
  2. Embarque e acondicionamento: o agente realiza a embalagem e o acondicionamento da carga, garantindo que ela esteja segura e em conformidade com as normas internacionais de transporte marítimo. Os cuidados com essa etapa irão evitar possíveis danos e avarias durante o transporte. 
  3. Documentação: a documentação do embarque, incluindo a emissão de conhecimento de embarque (Bill of Lading) e outros documentos necessários para a liberação da carga no porto de destino também são de responsabilidade do agente contratado. Por isso, é fundamental contratar prestadores de serviço confiáveis. 
  4. Lacração e embarque: o contêiner é lacrado e transportado para o porto de embarque, onde será carregado no navio. 

Processo de desconsolidação da carga no porto de destino 

  1. Desembarque: ao chegar ao porto de destino, o contêiner é desembarcado do navio e transportado para o depósito do agente de carga, que geralmente é a mesma empresa que fez a consolidação no país de origem. 
  2. Desconsolidação: a carga é desconsolidada, ou seja, separada de acordo com o destino final de cada embarcador. 
  3. Liberação da carga: após a desconsolidação, a carga é liberada para o importador, que pode retirá-la diretamente no porto ou através de um agente de carga. O agente irá organizar a entrega até o local escolhido depois da conclusão do processo de desembaraço aduaneiro. 

Vantagens do frete marítimo LCL 

O frete marítimo LCL, apesar de ter seus desafios, oferece vantagens significativas para empresas que transportam volumes menores de mercadorias. Veja algumas delas: 

Melhor custo-benefício para pequenos volumes 

O LCL oferece um custo mais baixo em comparação ao FCL, especialmente para volumes menores. Afinal, você paga apenas pelo espaço que sua carga ocupa no contêiner, reduzindo significativamente o custo total do transporte. 

Considere o exemplo a seguir: você precisa enviar 100 kg de produtos para o exterior. No FCL, seria preciso pagar pelo contêiner inteiro, mesmo que ele não esteja totalmente preenchido. Já no LCL, você irá pagar apenas pelo espaço dentro do contêiner ocupado pelos seus 100 kg, tornando a operação mais econômica. 

Inexistência dede Demurrage 

Demurrage é a indenização que o armador (empresa que possui os navios) cobra quando o contêiner permanece no porto além do tempo acordado. No LCL, o risco de demurrage é inexistente pois ele não é cobrado dos importadores. 

Como a carga é desconsolidada no porto de destino, sua liberação é mais rápida, evitando que o contêiner fique no porto por tempo excessivo, o que geraria custos adicionais. 

Maior flexibilidade

O LCL permite embarques frequentes, pois não é preciso esperar acumular um volume grande o suficiente para ocupar um contêiner inteiro. Isso oferece maior flexibilidade para atender às demandas do mercado. 

Dessa maneira, é possível enviar pequenas quantidades de mercadorias com mais frequência, garantindo a entrega dos produtos aos clientes com rapidez e sem a necessidade de estocar grandes volumes. 

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A NavCargo é especialista em logística de comércio exterior e despacho, com expertise em re-importação, habilitação no RADAR e regimes especiais. 

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